Por causa da Covid-19, CBF suspende jogo do Sampaio

por Jorge Aragão

Depois de suspender os dois primeiros jogos do Imperatriz, no Campeonato Brasileiro da Série-C, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender o jogo do Sampaio Correa, pelo Campeonato Brasileiro da Série-B, que seria realizado na tarde desta quarta-feira (19), contra o Figueirense.

A suspensão aconteceu após um pedido feito pela diretoria do time maranhense, que alegou que mais quatro jogadores do Sampaio, nesta quarta-feira, testaram positivo para a Covid-19.

Como na semana passada cinco atletas já haviam sido afastados após terem sido diagnosticados com Covid, o Sampaio ficaria sem nove atletas para o jogo. Veja abaixo o comunicado oficial da CBF.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunica que a partida entre o Sampaio Corrêa Futebol Clube e o Figueirense Futebol Clube, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2020, que seria realizada nesta quarta-feira, 19, no Estádio Castelão, em São Luis, Maranhão, foi adiada em virtude dos resultados dos testes realizados no elenco do Sampaio Corrêa, que constataram, em prova e contraprova, a contaminação por coronavírus de 4 novos jogadores, totalizando 9 atletas com PCR positivo dentre os 26 inscritos na competição.

Oportunamente, a Diretoria de Competições da CBF informará a nova data para realização da partida.

A equipe do Figueirense já estava em São Luís para o jogo, mas prevaleceu o bom senso para o adiamento da partida, uma vez que além de uma interferência técnica no jogo, existe um risco de outros jogadores do Sampaio estarem contaminados e contaminarem atletas da equipe adversária.

Estranho – Estranho mesmo foi a Federação Maranhense de Futebol ter marcado o jogo entre São José e Imperatriz para a terça-feira (18), mesmo com o Imperatriz com 14 jogadores fora por conta do novo coronavírus.

O resultado foi que o São José goleou o adversário por 4×1 e está próximo da semifinal e o Imperatriz próximo de se despedir da competição.

Sampaio de volta a Série B do Campeonato Brasileiro

por Jorge Aragão

Foi no sufoco, mas valeu a pena esperar o fim da partida e comemorar o acesso do Sampaio de volta a Série B do Campeonato Brasileiro.

Diante de um Estádio Castelão com quase 30 mil torcedores, o time maranhense neste sábado (07), suou para retornar a Segunda Divisão. O Sampaio derrotou o São José (RS) por 3×2 e está de volta a Série B.

O Sampaio sempre esteve à frente no marcador, mas o adversário sempre lutou e buscou o empate por duas vezes, mas no fim da partida com um gol contra do São José, a torcida maranhense comemorou o retorno a Série B e a vitória por 3×2.

Além do acesso para a Série B do Brasileirão, o Sampaio se classificou para as semifinais da Série C e vai enfrentar o Confiança-SE, que eliminou o Ypiranga-RS e também garantiu acesso a Série B.

O outro time maranhense que luta para subir a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro é o Imperatriz. O time do Cavalo de Aço vai enfrentar na segunda-feira (09), o Juventude(RS), em Caxias do Sul. Como o primeiro jogo terminou empatado, quem vencer estará na Série B e um novo empate leva a decisão para as penalidades.

Não faltava mais nada acontecer no futebol maranhense

por Jorge Aragão

Às vésperas do Sampaio Correa realizar o jogo do ano, quando neste sábado (07), às 19h15 irá enfrentar o São José-RS, eis que surge uma polêmica desnecessária e absurda.

O Sampaio precisa de uma vitória simples para retornar a Série B do Campeonato Brasileiro, o que corresponde a 2ª divisão, lugar de onde o time maranhense nem deveria ter saído.

No entanto, tem chamado a atenção uma tentativa atabalhoada de uma “torcida organizada” do Sampaio Correa de intimidar os torcedores que pretendem ir ao Estádio do Castelão.

Nas redes sociais, a torcida Tubarões da Fiel tem se utilizado de mensagens ameaçadoras e ditadoras para inibir o torcedor que queira vestir a camisa de qualquer outro time de futebol que não seja do Sampaio Correa.

Até um aviso afirmando que “não será permitida a entrada no jogo de camisas de outros times” foi absurdamente postado nas redes sociais. A postagem é intimidadora, vergonhosa e é um verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito.

O curioso é que a postagem está repleta de anunciantes. Será que todos esses anunciantes concordam com esse tipo de pensamento ???

Além disso, quem outorgou a essa torcida o poder e o direito de decidir o que será ou não tolerado no Estádio Castelão ???

Quer dizer que um torcedor do Moto, Imperatriz, MAC, Flamengo, Palmeiras, enfim, e queira ir torcer pelo Sampaio, nesse caso pelo futebol maranhense, não poderá utilizar a camisa do seu clube, mesmo ele pagando o seu ingresso ???

Será que essas pessoas que dizem estar defendo a torcida pelo futebol maranhense, só ouvem as músicas de cantores maranhenses??? Só frequentam shows de cantores maranhenses??? Só bebem cerveja e refrigerantes maranhenses???

Futebol é paixão e paixão não se impõem se conquista, mas infelizmente desta maneira, com essa atitude tosca e desnecessária, o que alguns vão conseguir é prejudicar ainda mais o futebol maranhense e não fazer a renovação da nossa torcida.

Espero que essa atitude não seja levada adiante, até para evitar situações que possam até a vir prejudicar o próprio Sampaio Correa.

Entendo ainda que já deveria ter partido do próprio clube uma Nota contra essa postagem desnecessária, até mesmo para eximir o Sampaio de futuras sanções diante de eventuais conflitos que parecem iminentes.

Fico no aguardo também de um posicionamento das autoridades constituídas, para assegurar o livre arbítrio ao torcedor que quiser comparecer ao Estádio Castelão, neste sábado.

Torço também para que as torcida organizada, que tem um papel fundamental no futebol, reflita e reveja essa atitude, o futebol e principalmente o Sampaio é maior que isso.

O torcedor que pagar seu ingresso tem que ter o direito assegurado de torcer por quem quiser e vestido como quiser, afinal estamos num estado democrático e o evento acontecerá num local público.

Dito isso, é ficar na torcida do futebol maranhense, pelo Sampaio no próximo sábado e pelo Imperatriz na segunda-feira (09), às 20h, em Caxias do Sul, contra o Juventude.

Sampaio volta a ser rebaixado para a Série C

por Jorge Aragão

Mesmo sem ainda ter entrado em campo nesta rodada, a antepenúltima da Série B, o Sampaio Correa, representante maranhense na competição, amargou um novo rebaixamento.

O CRB conseguiu, mesmo jogando em Santa Catarina, empatar com o Criciúma em 3×3. O CRB é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e abriu agora dez pontos para o time maranhense, o penúltimo na disputa.

Como o Sampaio só tem três jogos a disputar e consequentemente somar nove pontos, o Sampaio amarga o segundo rebaixamento da Série B em apenas três anos. O time caiu em 2016, conseguiu subir em 2017 e voltou a cair agora em 2018.

Desta forma, o futebol maranhense ficará sem representantes nas duas principais séries do Campeonato Brasileiro A e B. Já na Série C, além do Sampaio que desceu da B, o time do Imperatriz que subiu da D, serão os representantes do futebol maranhense.

Na Série D também serão dois representantes, o Moto Club, atual campeão maranhense, e uma equipe que sairá de um seletivo que será iniciado neste fim de semana.

Agora é torcer que 2019 seja um bom ano para as equipes maranhenses.

O inferno astral de Sérgio Frota

por Jorge Aragão

Depois de um primeiro mandato apagado na Assembleia Legislativa, o presidente do Sampaio Correa, Sérgio Frota (PR), tenta se reeleger, mas faltando um mês para o pleito eleitoral vai vivendo um verdadeiro inferno astral.

Além de ter sido um parlamentar com pouca expressão no parlamento maranhense, Sérgio Frota ainda enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral. A candidatura do parlamentar está impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O nome de Frota apareceu na lista das candidaturas impugnadas pelo MPE (reveja aqui a lista). A impugnação da candidatura de Sérgio Frota se deu por conta de doações ilegais e agora ele segue aguardando o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Para piorar a situação de Sérgio Frota, a candidata do PR que seria, teoricamente, a campeã de votos da legenda, a ex-prefeita de Centro do Guilherme e esposa do deputado Josimar de Maranhãozinho (PR), Detinha, também está com a candidatura impugnada.

Com esses problemas na Justiça Eleitoral e por conta do mandato apagado, Frota apostava suas fichas da reeleição no time do Sampaio. Entretanto, o time maranhense vive seu pior momento no ano.

O Sampaio voltou a perder jogando em casa. O time maranhense perdeu por 2×1, em pleno Castelão, para o Brasil de Pelotas, um adversário direto na briga pelo rebaixamento. Com isso, o time de Sérgio Frota segue dividindo a lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B e nesse ritmo deve ter o rebaixamento confirmado nas próximas rodadas, que deverá coincidir com as eleições 2018.

Inegavelmente, Sérgio Frota vai vivendo um verdadeiro inferno astral.

Menos meu caro Flávio Dino, bem menos…

por Jorge Aragão

Apesar de jurar de pé junto que vencerá facilmente as eleições deste ano, inclusive no 1º Turno, o governador Flávio Dino segue sendo um caroneiro inveterado, tudo em prol da sua reeleição.

Se não bastasse durante a semana o papelão feito em Cajari e Pindaré (reveja aqui), agora o comunista, no maior cinismo e com uma cara de pau indescritível, tenta pegar carona no feito histórico e inédito do Sampaio, que conquistou o título de Campeão da Copa do Nordeste de 2018.

Utilizando as redes sociais, Flávio Dino se vangloria do investimento feito no seu governo ao esporte maranhense e afirma que “investiu” no Campeonato Maranhense. Veja abaixo.

No esporte amador, a Lei de Incentivo tem sido um grande aliado e o atual secretário de Esportes do Maranhão, Hewerton Pereira, tem se desdobrado para manter a tradição dos Jogos Escolares Maranhenses, mesmo com as condições dadas, bem distante das necessárias.

Entretanto, a maior mentira é dizer que o Governo Flávio Dino apoiou substancialmente o Campeonato Maranhense e as equipes de futebol do Maranhão. O tal apoio para o Estadual de 2018, novamente e mais uma vez, foi uma imoralidade sem tamanho.

O Governo Flávio Dino alardeou que disponibilizou R$ 1,5 milhão para os clubes de futebol do Maranhão (reveja aqui), mas na realidade, os clubes ficaram com aproximadamente apenas 50% desse valor, pois o restante dessa tal ajuda, algo em torno de R$ 705 mil, foi para a TV Difusora e uma produtora encarregada das transmissões dos jogos.

Pior é que em todos os lugares do Brasil e do Mundo, os clubes recebem dinheiro das televisões para transmitirem seus jogos, no Maranhão da mudança de Flávio Dino foi o dinheiro público que pagou uma televisão para transmitir os jogos do Campeonato Maranhense. Isso sem falar que pouquíssimos jogos foram transmitidos.

Sendo assim, é muita cara de pau de Flávio Dino querer pegar carona na bela e merecida conquista do Sampaio. Os méritos são daqueles que fazem o dia a dia do Sampaio e sabem da dificuldade que tiveram para alcançar o histórico título.

Ao Blog só resta dizer ao governador caroneiro, menos meu caro Flávio Dino, bem menos…

Histórico: Sampaio é campeão da Copa do Nordeste 2018

por Jorge Aragão

Foi merecido e histórico. O time do Sampaio Correa conquistou na tarde/noite deste sábado (07) o título inédito da Copa do Nordeste, ao segurar o empate por 0x0 com o Bahia, em plena Salvador.

Depois de vencer a primeira partida em São Luís por 1×0, o Sampaio precisava de em empate para conquistar o título. O jogo foi dramático e com requintes de crueldade, até mesmo porque o time maranhense terminou o confronto com um jogador a menos, mas após o apito final o Sampaio conquistou com méritos o título inédito da Copa do Nordeste.

O principal destaque da boa equipe do Sampaio foi o goleiro Andrey, que por diversas vezes salvou o time maranhense com defesas espetaculares. O título merecido veio depois de eliminar equipes fortes e da primeira divisão do Brasil, como Vitória e Bahia.

Parabéns ao Sampaio Correa pelo título histórico, inédito e merecido.

Narração do gol da classificação do Sampaio vai parar no Sport TV

por Jorge Aragão

Na manhã desta segunda-feira (25), no quadro Redação AM, do programa Redação Sport TV, que apresenta a narração de gols de locutores de AM, o destaque foi o gol da classificação do Sampaio Correa.

A narração escolhida foi do narrador Laércio Costa, da Rádio Mirante AM. De maneira brilhante e emocionante, Laércio narrou o gol que sacramentou o retorno do Sampaio a Série B. Veja abaixo.

 

O retorno merecido a Série B

por Jorge Aragão

O time do Sampaio conseguiu sacramentar no sábado (23) o seu retorno a Série B do Campeonato Brasileiro, após o empate por 1×1 com o Volta Redonda, no Estádio do Castelão.

A equipe maranhense que havia vencido o jogo de ida (1×0), com o empate assegurou o retorno merecido a Segunda Divisão. O feito coroa a excelente campanha do Sampaio na Série C, que liderou a primeira fase da competição e agora, um ano depois de cair, volta a figurar entre os 40 melhores times do Brasil.

Destaque também para a torcida maranhense que lotou o Castelão e empurrou o Sampaio para a merecida classificação.

Com o acesso garantido para a Série B, o Sampaio ainda terá pela frente as semifinais da Série C. Campeão do torneio em 1997, o time maranhense busca o seu segundo título na competição, mas precisará passar pelo Fortaleza, que, também no sábado, assegurou a volta a Segunda Divisão.

Agora é torcer para que o Sampaio não repita os erros de 2016, que tenha aprendido a lição e faça uma excelente Série B em 2018 e quem sabe nos levar a sonhar em ter uma equipe maranhense na Série A.

Sampaio colocará telão no Castelão para decisão do acesso a Série B

por Jorge Aragão

Depois de terminar em primeiro do seu grupo a primeira fase da Série C, o Sampaio agora inicia a fase de quartas-de-final contra o Volta Redonda e se eliminar a equipe carioca, o time maranhense assegura o retorno a Série B do Campeonato Brasileiro.

A “decisão” será em dois jogos e o primeiro acontecendo no Rio de Janeiro, neste sábado (16), às 19h30. O jogo da volta será em São Luís, no Castelão, dia 23 (sábado), às 16h30.

Para o primeiro jogo desta decisão, a diretoria do Sampaio estará disponibilizando um telão no Estádio Castelão para que os torcedores do time maranhense possam acompanhar a transmissão da partida pela televisão.

Além do telão, serão realizados shows e sorteios de brindes a partir das 16h. O sócio torcedor terá entrada gratuita e o torcedor que não for sócio do clube pagará apenas R$ 5,00 para assistir ao primeiro jogo da decisão do Sampaio.